Exemplo de profecias de Joseph Smith que foram ou têm sido cumpridas

 

1.         "Corações dos filhos voltarão para seus pais"(D&C 2:2).

 

            Esta declaração de Morôni foi primeiramente proferida ao Profeta Joseph Smith em 22 de Setembro de 1823. Isto não tem sido apenas cumprido pela atividade genealógica dos membros da Igreja S.U.D., mas também pelo fato que desde de Abril de 1836, quando as chaves deste trabalho foram retornadas à Terra sob as mãos do profeta Elias como profetizado em Malaquias 4:5,6; completamente independente de qualquer ação da Igreja S.U.D. um difundido interesse em pesquisa genealógica se desenvolveu. Sociedades genealógicas foram organizadas pela primeira vez, por exemplo, em 1836 na Inglaterra, 1844 na Nova Inglaterra e 1869 em Nova York. Hoje, um espírito novo de "Raízes" está varrendo a Terra e muitos estão ficando interessados em genealogia.

            Os arquivos genealógicos de Salt Lake City são agora os maiores do mundo.

 

2.         Predição de três Testemunhas para o Livro de Mórmon.

 

            "E ao teu testemunho, serão acrescentados os testemunhos de três de Meus servos, a quem chamarei, ordenarei, e mostrarei estas coisas, e irão avante com as Minhas palavras, as quais são dadas por teu intermédio".

            Sim, saberão com certeza que estas coisas são verdadeiras, pois dos céus lhas declararei.

            Dar-lhes-ei poder para que possam contemplar e ver estas coisas tais como são"(D&C 5:11-13).

            O fato de que Joseph Smith foi ousado o suficiente para predizer a maneira e a natureza do testemunho das três testemunhas antes que ocorresse o evento é significante.

 

 

3.         Prévia declaração do possível assassinato de Joseph Smith.

 

            "E que sejas firme em guardar os mandamentos que te dei; e se fizeres isto, eis que te concederei vida eterna, mesmo que sejas morto (D&C 5:22). Alguns têm argumentado que as predições que Joseph fez poucos dias antes de sua morte não são espetaculares, porque as condições haviam se tornado tão ruins que era inevitável que seus inimigos o matariam. Esta prévia declaração, então, em Março de 1829, é significativa.

 

4.         Joseph ler a mente de Oliver

 

            "Em verdade, em verdade te digo que, se desejas outro testemunho, volve a tua mente para a noite que em teu coração Me imploraste para que pudesses saber a verdade com respeito a essas coisas".

            Não dei a paz à tua mente quanto ao assunto? Que maior testemunho podes tu receber que o de Deus?

            E agora, eis que recebeste um testemunho, pois se Eu te disse coisas que nenhum homem sabe, não recebeste um testemunho?" (D&C 6:22-24).

            Esta revelação foi recebida por Oliver um pouco tempo após ele vir para Harmony, Pennsylvania, para tornar-se o escriba de Joseph. É remarcável que Joseph ousasse proclamar saber que Oliver, a quem ele nunca havia encontrado antes, tivesse já orado e recebido um testemunho espiritual do Senhor. Evidência da veracidade desta declaração foi o fato dele se tornar um seguidor do Profeta.

 

5.         Profecia das Montanhas Rochosas

 

            "Sião florescerá sobre os montes e nas montanhas se regozijará, e será reunida no lugar que designei."( D&C 49:25 ). É algumas vezes afirmado pelos críticos que a profecia de Joseph Smith das Montanhas Rochosas não foi significante por causa dos problemas em Nauvoo fariam que fosse inevitável que os Mórmons não pudessem lá permanecer muito tempo. Não obstante aquela profecia (HC 5:85) fosse específica e de longo alcance naqueles pontos. Em qualquer caso a revelação acima, dada um ano após a Igreja ter sido organizada e mais de quinze anos antes do seu cumprimento, é significante. E foi em Fevereiro de 1844 que Joseph afirmou que dentro de cinco anos a Igreja estaria livre do poder de seus antigos inimigos ( HC 6:225 ).

 

6.         Fim da "Era Kirtland”

 

            "Eu não desejo que Meu servo Frederick G. Williams venda a sua fazenda, pois Eu, o Senhor, na terra de Kirtland conservarei uma mão forte pelo espaço de cinco anos..."( D&C 64:21 )

            Esta revelação foi dada em 11 de Setembro de 1831. No começo de 1837 os membros leais da Igreja tiveram que fugir de Kirtland com o Profeta. ( HC 3:1 ).

 

7.         Seus  inimigos não prosperarão

 

            “Na verdade, assim vos diz o Senhor:  não há arma alguma que, formada contra vós, haja de prosperar”;

            “E, se contra vós qualquer homem erguer a sua voz, no Meu próprio e devido tempo será confundido”( D&C 71:9-10 ).

            Estas palavras do Senhor foram reveladas em Dezembro de 1831. Não é possível achar um grupo ou pessoas que se voltaram contra a Igreja S.U.D. que possa ser considerado estar prosperando.

 

  

8.         Guerra Civil Americana e outras guerras

 

            “Na verdade, assim diz o Senhor concernente às guerras que logo virão, a começar pela rebelião de Carolina do Sul, que eventualmente terminará com a morte e sofrimento de muitas almas;

            E tempo virá em que as guerras se esparramarão sobre todas as nações...(D&C 87 : 1-3 )”

            Esta é talvez a mais famosa das profecias de Joseph e, portanto, uma das mais freqüentemente atacadas. A data dada é 25 de Dezembro de 1832. Críticos apontam que era uma crença comum que a guerra poderia começar a qualquer momento na Carolina do Sul, desta forma Joseph estava meramente a par dos eventos correntes, ele não teria de ser um profeta para dizer isto. Embora não sejam tão explícitas como a Seção 87, é interessante notar que Joseph já houvesse feito predições similares em 1831 (ver D&C 38:29 e 45:63).

            Também Joseph Smith novamente reafirmou que esta era uma revelação de Deus no domingo, 2 de Abril de 1843, mesmo após a tensa situação da Carolina do Sul ter esfriado e a ameaça de uma Guerra Civil estivesse temporariamente fora de cogitação (HC 5: 324).

            Uma outra crítica é que a Seção 87 não aparece em Doutrina e Convênios tão somente após à Guerra Civil. No entanto estas críticas são respondidas pelo fato que a revelação apareceu claramente impressa em 1851, na  edição da Pérola de Grande Valor que foi publicada na Inglaterra.

 

9.         "Escravos levantar-se-ão contra os seus senhores"..”(D&C 87:4)”.

 

            Este versículo requer um comentário especial desde que ele é usualmente considerado em conexão com a Guerra Civil. Críticos corretamente atentam para o fato que poucos, senão nenhum escravos levantaram-se contra seus senhores. Desde que esta frase não aparece em conexão  com a Guerra Civil, mas segue a frase "...e então as guerras se esparramarão sobre todas as nações" (vers. 3) ela parece ter referência a um período posterior. O crescimento do anticolonialismo através do mundo e rebeliões em países comunistas tais quais as de Berlim Oriental em 1951, Hungria em 1956, Polônia nos anos 80 e de algumas repúblicas soviéticas agora nos anos 90 podem muito bem ser pelo menos o começo do cumprimento deste versículo.

 

10.       Propósito da Palavra de Sabedoria

 

            Em Fevereiro de 1833, o Profeta Joseph Smith recebeu uma revelação que dizia em parte "Devido a maldade e desígnios que existem e existirão nos corações dos homens conspiradores nos últimos dias, Eu vos avisei, e de antemão vos aviso, por meio desta palavra de sabedoria, dada por revelação (D&C 89:4)".

             O fato de que muitos milhões de dólares sejam gastos anualmente em propagandas depreciativas para induzir pessoas a fazer uso de substâncias prejudiciais, mesmo contrariando esforços científicos e governamentais contra elas, amplamente cumpre a porção desta revelação.

 

11.       Bebidas fortes  (e) ... tabaco não são para o corpo (D&C 89:7-8)

            O Profeta Joseph estava à frente da ciência neste ponto. A abundância de evidências apresentadas por respeitadas organizações; a "Surgeon General" dos Estados Unidos, e as de governo de outros países vem cumprindo esta revelação.

 

12.       Todas as coisas consistem de matéria

            "Não existe matéria imaterial. Todo espírito é matéria ..." (D&C 131: 7 ; veja também HC 5: 393)              No tempo da revelação isto era uma idéia nova, mas está em linha com o pensamento científico moderno sobre a continuidade da matéria.

 

13.       Movimento de todas as estrelas

            No tempo do Profeta Joseph Smith era considerado pela ciência de que havia certas estrelas fixas no universo. De acordo com a tradução do Profeta para Abraão 3:6-9, parece destes versículos de que todos os planetas se movem de alguma maneira; com exceção de Kolob, o lugar mais próximo de onde Deus habita (Abraão 3:3). De que todo o universo e tudo que nós conhecemos que jaz além está em movimento é hoje mantido por quase todos os cientistas.

 

14.       Joseph prevê uma difundida reputação

            "Ele me chamou pelo nome e me disse que era um mensageiro enviado da presença de Deus, e que se chamava Morôni; que Deus tinha um trabalho a ser feito por mim; e que meu nome seria reconhecido por bem e por mal entre todas as nações, famílias e línguas, ou que seria citado por bom ou por mau entre todos os povos." (Joseph Smith (História) 2:33 ).

            Com certeza isto está literalmente sendo cumprido. Nos escritórios da Igreja em Salt Lake City existem milhares de livros e artigos que tem sido publicados pró ou contra Joseph Smith. Até mesmo a publicação desses folhetos antimórmons ajuda a cumprir esta profecia.

 

15.       Joseph reconhece Newel Whitney e lê sua mente.

            Quando Joseph primeiramente foi para Kirtland, perto de 10 de Fevereiro de 1831, foi até o armazém de Newel Whitney e dirigiu-se a ele pelo nome. Newel ficou surpreso e não podia compreender como Joseph, a quem nunca havia antes encontrado pudesse reconhecê-lo. Joseph então lhe disse que havia visto Newel e sua esposa em um sonho, quando eles estavam orando para que o Profeta viesse a Kirtland (HC 1: 146). Certamente Newel Whitney não se tornaria um fiel seguidor de Joseph se isto não tivesse sido verdadeiro.

 

16.       Joseph prediz a fidelidade de Newel Whitney

            "Abençoado do Senhor seja o irmão Whitney, mesmo o Bispo da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, pois o bispado nunca deverá ser tirado dele enquanto ele viver. E o tempo vem em que ele vencerá toda a intolerância de seu coração, e todos os seus desejos de cobiça que tão facilmente lhe abatem....Portanto ele será preservado para a melhor parte e sua vida será preciosa na vista do Senhor ( HC 2: 288 ).

            Newel Whitney morreu um membro fiel da Igreja em Salt Lake City em 1850.

 

17.       Predição do carácter de Sidney Rigdon

            “Irmão Sidney é um homem que eu amo, mas ele não é capaz daquele puro e permanente amor por aqueles que são seus benfeitores, o que deveria caracterizar um Presidente da Igreja de Jesus Cristo. Isto, junto com outras pequenas coisas, tais como egoísmo e independência de pensamento, o que tão freqüentemente manifestado destrói a confiança daqueles que entregariam suas vidas por ele - estas são suas faltas.  (HC 1: 443)”.

            A apostasia posterior de Sidney e o fato de que ele não se tornou o Presidente da Igreja embora ele tentasse com muito afinco o ser, são significativos.

 

 

18.       Brigham Young iria presidir a Igreja.

            O fato de que quando Joseph primeiramente se encontrou com Brigham Young fez uma predição de que este presidiria a Igreja um dia é interessante. Isto foi em setembro de 1832 (B. H. Roberts, Comprehensive History of the Church 1: 289 - nota de rodapé). Antes da morte de Joseph, Brigham Young era apenas um dos dois apóstolos originais, ainda vivos, que não haviam se voltado contra o Profeta ao menos temporariamente. O outro apóstolo foi Heber C. Kimball.

 

 

19.       Joseph prediz o escape da prisão do Missouri.

            Quando os líderes da Igreja foram aprisionados no Missouri, o General John Clark da milícia estadual anunciou: "Concernente aos seus líderes,... não imaginem por um momento...  que vocês voltarão a vê-los, pois o destino deles está fixado, a morte deles está lançada, seus futuros estão selados " ( Andrew Jensen, "Joseph Smith as a Prophet, Salt Lake City: Deseret News, p. 8 )

            "Quando nos levantamos e começamos nossa marcha pela manhã do dia três de Novembro,  Joseph disse para mim e para os outros prisioneiros em baixo, mas alegre e confidencial tom. Disse ele: "Tende bom ânimo, irmãos, a palavra do Senhor veio até mim na noite passada de que nossas vidas nos serão entregues... Nenhuma de nossas vidas será tomada (Autobiografia de Parley P. Pratt, p.192).

            Em 11 de Abril de 1839, o Profeta fez o seguinte comentário: "Durante esta noite as visões do futuro foram abertas ao meu entendimento, quando vi os meios e maneiras que logo se aproximavam de minha libertação da prisão” (HC 3:316).

            Nenhum dos líderes S.U.D. que foram aprisionados perderam suas vidas durante esta ocasião. Quando Alexander Doniphan se recusou a cumprir a ordem de execução proferida pelo Governador Boggs e ameaçou trazer os outros generais a tribunal se eles executassem Smith sem um julgamento justo, o Gen. Clark voltou atrás com seu desejo de fuzilamento. Alguns membros da milícia, ao verem que Joseph e os outros líderes não seriam executados, foram até o carroção onde Joseph e os outros líderes estavam acorrentados e resolveram por um fim na questão ali mesmo, mas suas armas lhe negaram fogo, pelo menos cinco (5) revólveres falharam ao mesmo tempo! Em seguida um oficial ordena-lhes que eles deixassem os prisioneiros em paz, pois eles iriam ser transferidos para a cadeia de Liberty.

 

20.       Destruição do Condado de Jackson predita.

            Em uma ocasião quando o General Alexander Doniphan do Missouri (o mesmo que se recusou a levar avante a ordem de fuzilar Joseph, Hyrum e outros líderes da Igreja em Far West) falou com o Profeta S.U.D., Joseph lhe aconselhou contra a compra de terras no Condado de Jackson, porque aquela área receberia muita destruição. ( B. H. Roberts, "Comprehensive History of the Church, 1: 538 "). É um fato conhecido que o Missouri sofreu extensivamente durante a Guerra Civil (Muzzey, History of the United States, p.137).

 

21.       A Profecia de Stephen A. Douglas

            "Juiz, você aspira à presidência dos Estados Unidos, e se você simplesmente voltar sua mão contra mim ou contra os Santos dos Últimos Dias, você sentirá o peso da mão do Todo-Poderoso sobre você, e você viverá para ver e saber que eu testifiquei a verdade a você; pois a conversa deste dia estará impregnada em sua mente durante sua vida (HC 5: 394)."

             Em sua campanha eleitoral Douglas falou precisamente contra a Igreja. É interessante notar que Abraham Lincoln (que nunca antes havia ganhado uma eleição!) recebeu 180 colégios eleitorais e Douglas apenas 12 na eleição de 1860. Isto foi considerado um dos maiores malogros eleitorais na história dos Estados Unidos. Os dois estados que apoiaram Douglas foram New Jersey e Missouri. Menos de um ano após esta campanha política, Stephen A. Douglas, ainda no vigor de sua hombridade, morre de um ataque cardíaco em sua casa aos quarenta e oito anos de idade.

 

22.       Dedicação da Palestina para o retorno dos Judeus.

            Como instruído por Joseph Smith, a oração dedicatória de Orson Hyde foi dada em 24 de Outubro de 1841, no Monte das Oliveiras (HC 4:456). Em 11 de Dezembro de 1917 o General Allemby do Exército Britânico marchou com suas forças militares para Jerusalém e arranca o controle da terra dos Turcos. A Inglaterra então anuncia que promoveria o retorno dos Judeus para a Palestina (Berret, A Igreja Restaurada, p.210). Um movimento de Judeus para a Palestina tem acontecido desde então continuamente.

            Em 1948 as Nações Unidas oficialmente criaram o Estado de Israel, o qual é hoje uma das mais poderosas nações do Oriente Próximo.

 

23.       Uma pessoa adúltera é detectada

            Quando Joseph Smith estava pregando na Philadélfia, um Quaker clamou por um sinal." Eu lhe disse para ficar quieto. Após o sermão, ele novamente pediu por um sinal. Eu disse a congregação que o homem era um adúltero; que uma geração iníqua e perversa busca por um sinal; e que o senhor havia me dito em uma revelação que qualquer homem que pedisse um sinal ( naquela ocasião ) seria uma pessoa adúltera. "É verdade", gritou um, "pois eu o apanhei neste mesmo ato", o que o homem depois confessou, quando mais tarde foi batizado ( HC 5:268)."

 

24.       Rockwell iria sair honrosamente do Missouri

            Quando alguém atirou no Governador Boggs do Missouri, acusaram Joseph de ter alguma coisa que ver com a tentativa de assassinato. Desde que era sabido  ter Joseph estado em Illinois durante o fato, Porter Rockwell, guarda-costas de Joseph Smith, foi acusado. Quando Rockwell estava retornando do leste para Nauvoo, apanhou um vapor em St. Louis, Missouri, ele foi reconhecido e aprisionado. Durante este tempo, Joseph disse:

            "Eu profetizo, no nome do Senhor Jesus Cristo, que Orrin Porter Rockwell sairá honrosamente do Missouri (HC 5: 305)".

            Durante o período em que ficou preso Rockwell teve duas tentativas de fuga frustadas, sendo que em uma delas já havia deixado a cadeia e foi recapturado. Escapou de linchamento pelo menos umas duas vezes, até que foi julgado e declarado inocente da acusação por falta de provas.

            Rockwell foi libertado após alguns meses na prisão e depois de ter atravessado todo o estado do Missouri, escapando novamente de alguns linchadores pelo caminho, retornou para Nauvoo no dia de Natal de 1843 (HC 6: 134).

 

25.              Rockwell jamais seria ferido por bala ou faca de seus inimigos

Ao chegar a casa de Joseph na noite de Natal de 1843, e após ouvir Rockwell contar toda a história do seu escape do Missouri, Joseph abraça seu amigo pelos ombros e prediz num alto e bravo tom para que todos os presentes pudessem ouvir:

“Eu profetizo, em nome do Senhor, que tu - Orrin Porter Rockwell – tão longo tu permaneças leal e fiel a tua fé, não precisas temer qualquer inimigo. Não corte teu cabelo, e nenhuma bala ou lâmina irá te ferir”. Apesar das palavras exatas da profecia não terem sido registradas, na ocasião havia mais de cinqüenta (50) casais, todos convidados a passar o Natal na Mansion House em Nauvoo, que divulgariam rapidamente a profecia por toda Nauvoo. Rockwell, por ele mesmo, recontaria a profecia em diversas ocasiões a familiares e amigos além de alguns presentes registrarem em seus diários a profecia na manhã seguinte.

Rockwell não cortaria seus cabelos e apesar de ter uma fraqueza pelo álcool, jamais abandonou a Igreja e a serviu em diversas designações posteriores. Seria conhecido como o “Sansão” mórmon, ou o “anjo destruidor” pelos seus inimigos.Numa terra em que a morte natural ainda era muito incomum, deste dia em diante, por mais 35 anos, Rockwell lutou contra índios hostis, capturou ladrões de cavalo e fugitivos, lutou contra soldados do exército na Guerra de Utah, participou de vária brigas e discussões de “saloon” sem que sofresse qualquer ferimento pelas mãos de algum outro homem!

James T. Harwood em sua autobiografia conta: “ No ano em que a estrada de ferro chegou em Lehi, e quando eu tinha doze anos de idade, Rockwell encontrou-se com um homem com quem havia tido uma discussão no “saloon” perto da loja de meu pai. O homem descarregou todo o tambor de seu revólver de seis tiros em Rockwell, mas as balas todas se desviaram dele, sem que nenhuma bala o tocasse ”   

 

 

26.       O Profeta prediz sua morte

            O seguinte registro, no Sábado, 22 de Junho de 1844, é o último item da narrativa direta do Profeta. O restante da História da Igreja é tomada de outros diários.

            "Eu disse a Stephen Markhan que se eu e Hyrum fôssemos levados mais uma vez nós deveríamos ser massacrados, ou eu não era um profeta de Deus” (HC 6: 546).

 

27.       Willian Richards iria escapar

            O escape miraculoso do Dr. Richard; sendo ele um homem muito grande, e no meio de uma chuva de balas, ainda assim ele escapou sem um arranhão, com exceção de uma bala que resvalou no lóbulo de sua orelha esquerda. Seu escape cumpriu literalmente uma profecia que Joseph havia feito anteriormente a mais de um ano, que viria o tempo que balas voariam ao redor dele como uma saraiva de granizo, e que ele veria seus amigos caírem a sua direita e a sua esquerda, mas de que não haveria um só buraco nas suas roupas (HC 6: 619).

            Quando a turba atacou em 27 de Junho de 1844, Willian Richards foi o único dos quatro irmãos na Cadeia de Carthage que não foi morto ou ferido.

 

28.       Dan Jones iria numa missão ao País de Gales

            Esta profecia foi dada na última noite antes da morte do Profeta:

            "Logo após o Dr. Richards retirar-se para cama... e quando todos estavam quase aparentemente dormindo, Joseph sussurrou para Dan Jones, "você está com medo de morrer ? " Dan disse, "Você acha que chegou o tempo? Engajado em tal causa eu não acho que a morte teria muitos terrores Joseph replicou, “Você verá o País de Gales, e cumprirá a missão designada para você antes de você morrer". ( HC 6 : 601 )

            Na manhã seguinte Dan Jones saiu temporariamente da prisão para falar com o Governador Boggs sobre o boato que os carcereiros diziam sobre um ataque à prisão antes do por-do-sol. O governador disse para Dan não se preocupar e o despediu, ao tentar voltar para a prisão onde estava o profeta foi impedido de entrar pelos guardas e mandado ir embora. As 17 horas a turba atacou ....

            Antes de sua morte Dan Jones cumpriu duas missões no País de Gales, sendo um instrumento na conversão de quase mil pessoas para a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

 

29.       O surgimento de uma nação poderosa nas Américas

            “E significa que tempo virá em que, depois de toda a casa de Israel haver sido espalhada e confundida, o Senhor Deus levantará uma poderosa nação entre os Gentios, sim, mesmo sobre a face desta terra; e por eles será nossa semente espalhada. (I Néfi 22:7)"

 

(Nota: tradução direta do Inglês. Os lamanitas seriam espalhados pelos gentios e não somente por esta nação poderosa como dá a entender na versão em Português!)

É um fato que quando o Livro de Mórmon foi publicado, todas as potências mundiais localizavam-se na Europa (Inglaterra, França, Alemanha, Espanha, Prússia, etc.). O EUA era somente então uma ex-colônia inglesa com menos da metade de seu atual território. Não é tão somente após a 1a Guerra Mundial  que o EUA destaca-se como potência econômica, consolidando-se como 1a  potência do planeta durante a 2a Guerra. As duas grandes Guerras serviram para minar as economias daquelas potências européias e auxiliaram a dos EUA, principal fornecedor de alimentos e equipamentos para os Aliados.

            Não é interessante notar que durante esta época (até 1945); a política de proselitismo da Igreja estivesse concentrada na Europa e que todos os Santos batizados deveriam deixar seus lares em seus países e se mudarem para estabelecer Sião do outro lado do Atlântico, numa nação recém independente, num local além das terras indígenas que teoricamente ainda pertencia ao território mexicano!

 

            Bibliografia Utilizada nesta Janela:

 

            The truth about the God-Makers

            “Orrin Porter Rockwell – Man of God/ Son of the Thunder. Harold Schindler

            Regras de Fé

            Obras- padrão

            History of the Church

            A Igreja Restaurada

            Encyclopedia of the Mormonism

           

                                                por Élder Moreira: Missão Porto Alegre Sul (1990-1992)