Doutrina da Exaltação ajusta-se com a Antiga Crença Cristã

 

Em 1998 Jordan Vadja escreveu uma remarcável tese de mestrado na Faculdade de Filosofia e Teologia Dominicana em Berkeley, Califórnia, intitulada "Participantes da Natureza Divina: Uma Análise Comparativa entre as Doutrinas Patrísticas e Mórmon da Divinização." A tese é remarcável tanto pelo que ela tem a dizer, talvez ainda tanto mais pungente, por quem a está dizendo: Jordan Vajda é um sacerdote Católico Dominicano. Atualmente, ele serve no ministério Católico do campus no Newman Center, adjacente à Universidade de Washington em Seatle.

 

"Os motivos por trás de sua tese", Padre Vadja declara em sua introdução, "foi a minha percepção de que uma conecção entre a Igreja Católica e a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias jaz sobre o fato de que aqueles que procuram negar a identificação de 'Cristãos' à Igreja SUD são, muito freqüentemente os mesmos que se voltariam e tentariam negar esta mesma identidade à Igreja Católica - com as mesmas razões que são freqüentemente usadas em ambos os exemplos para justificar suas conclusões. E uma vez que seria muito fácil para eu ver através das muitas meias-verdades, incompreensões e até mesmo erros grosseiros imputados contra a Igreja Católica, eu suspeito que críticas similares levantadas contra a Igreja SUD - quanto ao seu status de não Cristão - sejam igualmente falhas." Desta forma, ele decidiu que "gostaria de se lançar além da retórica e descobrir por [si mesmo] o que a Igreja SUD realmente ensina," na esperança de encorajar diálogos responsáveis e acurados entre diferentes fés. "Eu firmemente mantenho", escreve Padre Vajda, "que os outros Cristãos têm um grande débito de gratidão para com os Santos dos Últimos Dias, porque estes nos fizeram lembrar de nosso potencial divino. A Histórica Doutrina da Salvação - teosis, i.e., a divinização humana - por longo tempo tem sido esquecida por muitos Cristãos." "Membros da Igreja SUD," ele promete perto do começo de sua tese, "descobrirão evidências inequívocas de que sua fé fundamental sobre a salvação e potencial humano não é única nem uma invenção Mórmon. Católicos Latinos e Protestantes aprenderão sobre uma doutrina de salvação que, apesar de relativamente estranha aos seus ouvidos, é não obstante parte da herança da Igreja Católica antes de sua divisão durante o primeiro milênio. Membros das Igrejas Católicas Orientais e Orientais Ortodoxas descobrirão no continente Americano um paralelo assombroso à sua própria crença que a salvação em Cristo envolve em nossa transformação de 'participantes da natureza divina.'"

 

No seu parágrafo de conclusão, aludindo a um pedaço da inflamatória propaganda anti-Mórmon do começo dos anos 80 (Publicação do Filme "Gods Makers"), Padre Vajda observa que "os Mórmons são verdadeiros 'fazedores de Deuses': como a doutrina [SUD] da exaltação explica, a plenitude da salvação humana significa 'tornar-se um deus.' Ainda o que tem sido pensado com sendo um termo de ridicularização acabou vindo a ser um termo de aprovação, pois os testemunhos dos Pais Gregos da Igreja Primitiva são de que eles também acreditavam que salvação significasse 'tornar-se um deus.' Parece que caso a soterologia de alguém não possa se acomodar a doutrina da divinização humana, então este alguém no mínimo implicitamente, se não explicitamente, rejeitou a herança da antiga Igreja Cristã e se separou da fé da Cristandade do primeiro milênio. Entretanto, se este for o caso, aqueles que desposariam de tal soterologia também acreditam no fato de que a Cristandade, a partir do segundo século em diante, se apostatou e 'captou errado' esta questão central da salvação humana. Logo, ironicamente, aqueles que severamente criticam os Mórmons por acreditarem na doutrina da exaltação, na verdade concordam com eles de que a igreja primitiva experimentou uma 'grande apostasia' nas questões fundamentais da doutrina. E a ironia suprema é de que tais pessoas deveriam provavelmente investigar as alegações da igreja SUD, a qual proclama que dentro de si possa ser encontrada a ‘restauração de todas as coisas’".

 

Faço minhas as palavras de Padre Vadja

 

 

Artigo Original por Daniel C. Peterson